Prezadas(os) docentes, discentes, pesquisadoras(es) e técnicas(os),

Na última quinta-feira, 15 de agosto, o Decanato de Pos-Graduação recebeu um e-mail do CNPq informando sobre o cancelamento de bolsas de iniciação científica, por “problemas orçamentários”. No total, foram suspensas 43 bolsas. Outras 495 seguem vigentes na Universidade, até o momento.

Cabe explicar que estávamos em uma fase de transição na indicação de novos bolsistas para o ciclo 2019/2020. O CNPq havia dado até 15 de agosto para que os novos estudantes fossem cadastrados na plataforma. Isso foi sendo feito à medida em que alunos e orientadores entregavam a documentação ao Programa de Iniciação Científica (ProIC) e se cadastravam no Lattes do CNPq, condições necessárias para implementação da bolsa.

Entretanto, todos que entregaram após o dia 13 de agosto não puderam mais ser cadastrados na plataforma. Ao questionarmos o CNPq, recebemos o e-mail com a explicação dos problemas orçamentários.

Os bolsistas que já tinham indicação e documentação completa receberão, normalmente, as bolsas do mês de agosto no início de setembro.

O Decanato de Pós-Graduação seguirá atento à situação e informará a comunidade universitária sobre os desdobramentos do caso.

Atenciosamente,

Prof. Adalene Moreira Silva