A substituição e o cancelamento de alunos de Iniciação Científica, bem como o remanejamento de bolsa, devem ser solicitados ao ProIC, exclusivamente pelo orientador, conforme as instruções a seguir.

 

 

Cancelamento: serve para cancelar definitivamente a participação do aluno no programa. Caso ele seja remunerado, a bolsa será concedida a outro aluno, cujo nome esteja na lista de espera do ProIC.

Substituição: tem o objetivo de cancelar a participação de um aluno e de substitui-lo por outro que ainda não faz parte do ProIC. Nesta modalidade, a bolsa permanece com o mesmo orientador, no mesmo projeto.

Remanejamento: visa o remanejamento da bolsa entre os alunos que já estão ativos no ProIC, em um mesmo projeto. Nesta modalidade, um aluno bolsista passa sua bolsa a um voluntário.

 

Dúvidas Frequentes

1. Desejo Cancelar um aluno remunerado e passar a bolsa para um aluno que já está ativo no projeto, mas como voluntário.

Neste caso, é necessário enviar 2 formulários, um de cancelamento e outro de remanejamento, juntamente com o Relatório de Atividades do aluno que estará saindo do Projeto.

2. Qual deve ser o IRA do(a) novo(a) aluno(a)?

Em caso de substituição ou remanejamento, seu IRA deve ser maior ou igual ao IRA do(a) estudante que está saindo do projeto ou remanejando a bolsa. Em todo caso, o IRA de estudantes remunerados deve ser maior que 3,0 (item 4.1.3 do Edital PIBIC e do Edital PIBITI).

3. Se o aluno for bolsista FAPDF, faz-se necessário, também, o envio do RELATÓRIO TÉCNICO DO BOLSISTA ao e-mail do ProIC. O manual de bolsista e de orientador (a) está abaixo.

 

Faça o download do formulário de seu interesse e o envie ao email pibic@unb.br, juntamente com os documentos necessários.

 

1. Formulário de Cancelamento

2. Formulário de Substituição

3. Formulário de Remanejamento

4. Relatório de Atividades


1. Termo de compromisso 2023/2024 (setembro/2023 a agosto/2024)

2. Termo de Aceitação da bolsa FAPDF (apenas para bolsistas FAPDF)


1. Manual de Prestação de Contas (bolsas FAPDF) - Bolsista

2. Manual de Prestação de Contas (bolsas FAPDF) - Orientador


 

 Dúvidas: envie um e-mail para pibic@unb.br.